quarta-feira, 23 de março de 2011

Turma: 2m3
Alunos: Lorrane Assunção, Anna Waleska, Stenio Willian
Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo

O que são Bactérias?


As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária (é uma reprodução assexuada, onde não envolve trocas de gametas entre os indivíduos e os organismos formados são geneticamente idênticos ao organismo que os gerou).
As bactérias podem ser classificadas, quanto a sua fórmula, em três grupos básicos:
- Cocos: são células esféricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamente constitui uma cadeia de cocos estes são denominados estreptococos.
-Bacilos: são células cilíndricas, em forma de bastonetes, em geral se apresentam como células isoladas porém, ocasionalmente, pode-se observar bacilos aos pares (diplobacilos) ou em cadeias (streptobacilos).
- Espirilos: são células espiraladas e geralmente se apresentam como células isoladas.
Cocos (formato arredondado); Bacilos (alongadas em forma de bastonetes); Espirilos (formato espiralado) e Vibriões (possuem formato de virgulas).


O terror das bactérias!

 
O vídeo "O Terror das Bactérias" fala de um tipo de vírus, os bacteriófagos, que ataca as bactérias. O uso de bacteriófagos como uma alternativa de combate a bactérias resistentes a medicamentos tem sido estudado nos últimos anos. Feito com massa de modelar, o desenho animado foi produzido pelo Museu de Microbiologia do Instituto Butantan e pelo Laboratório de Malacologia do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP. O filme foi gentilmente cedido pelo museu para Pesquisa FAPESP.

Chlamydia trachomatis

A Chlamydia trachomatis é uma bactéria gram negativa de transmissão sexual, causadora da clamidíase. Esta bactéria vive obrigatoriamente dentro da célula do hospedeiro por ser incapaz de sintetizar ATP. A infecção com Chlamydia trachomatis origina normalmente uma uretrite não gonocócica, mas pode ocasionar a orquiepididimite aguda no homem e a doença inflamatória pélvica na mulher, com quadro parecido ao de uma apendicite. Pode estar ou não associada com a gonorréia. 
 
 Reino: Bactéria
Filo: Chlamydiae
Ordem: Chalmydiales
Família: Chalmydiaceae
Gênero: Chlamydia
Espécie: C. trachomatis
 

Mycobacterium tuberculosis

Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, é a bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose. Foi descrita pela primeira vez em 24 de março de 1882 por Robert Koch, que subsequentemente recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina por esta descoberta em 1905. Seu genoma já foi sequenciado.
Ela é uma micobactéria BAAR (bactéria álcool ácido resistente), parasita intracelular, aeróbia obrigatória, que se divide a cada 16-20 horas. Este é um tempo relativamente longo comparado a outras bactérias que normalmente tem suas divisões contadas em minutos (por exemplo a E. coli pode-se dividir a cada 20 minutos aproximadamente). Ela é um pequeno bacilo, fino e encurvado, imóvel, em forma de bastão que pode resistir a desinfetantes fracos e ao ácido gástrico e pode sobreviver em estado latente por semanas e apenas consegue se desenvolver quando se hospeda num organismo.

 Reino: Bactéria
Filo: Actinobacteria
Classe: Actinobacteria
Ordem: Actinomycetales
Família: Mycobacteriaceae
Gênero: Mycobacterium
Espécie: M. tuberculosis

Salmonella typhi.

São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria móveis (com flagelos peritríquios), não esporulado, não capsulado, sendo que a maioria não fermenta a lactose. As salmonelas são um gênero extremamente heterogêneo, composto por três espécies, Salmonella subterranea, Salmonella bongori e Salmonella enterica, esta última possuindo quase 2000 sorotipos. A classificação em serogrupos depende do antigénio O, enquanto que a classificação em serótipos depende do antigénio H.

Dentre as de maior importância para a saúde humana destacam-se a Salmonella Typhi (Salmonella enterica enterica sorovar Typhi), que causa infecções sistêmicas e febre tifóide – doença endêmica em muitos países em desenvolvimento – e a Salmonella Typhimurium (Salmonella enterica enterica sorovar Typhimurium), um dos agentes causadores das gastroenterites.

Reino: Bactéria
Filo: Proteobacteria
Classe: Gammaproteobacteria
Ordem: Enterobacteriales
Família: Enterobacteriaceae
Gênero: Salmonella

Treponema pallidum

Treponema pallidum é uma espécie de bactéria gram-negativa do grupo das espiroquetas. Possui forma espiral, apresentando de 6 a 14 espirais espaçadas e regulares no centro, diminuindo de amplitude e de periodicidade ao nível das extremidades, 6 a 10 filamentos axiais e 1 disco de inserção. 
Bactéria causadora da doença vaginal responsável pela penetração satisfatoriae que se transmite através da penetração das espiroquetas nas membranas mucosas e abrasão nas superfícies epiteliais.








      Reino: Bactéria
Filo: Spirochaetes
Classe:Spirochaetes
Ordem:Spirochaetales
Família:Treponemataceae
Gênero: Treponema
Espécie: T. pallidum























Streptococcus pneumoniae

 Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo é uma espécie de bactérias Gram-positivas, pertencentes ao gênero Streptococcus, com forma de cocos que são uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos, e causam outras doenças no ser humano.

Reino: Bacteria
Filo: Firmicutes
Classes: Bacilli
Ordem: Lactobacillales
Família: Streptococcaceae
Gênero: Strptococcus
Espécie: S. pneumoniae